Florbela Espanca. Uma poetisa calipolense num congresso internacional no Brasil
Nos dias 16 e 17 de agosto de 2023, decorreu o Congresso Internacional 100 Anos do Livro "Sóror Saudade", de Florbela Espanca. Homenagem a Cláudia Pazos Alonso. O evento realizou-se na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e na Academia Pernambucana de Letras (APL), na cidade de Recife (Brasil), e contou com a presença de vários investigadores do brasileiros e portugueses.
O título do Livro de “Sóror Saudade”, segundo livro publicado por Florbela Espanca,em 03 de janeiro de 1923, foi inspirado no pseudónimo dado por um amigo da autora, o poeta Américo Durão. Eram “os loucos anos 20”, período marcado por um estilo de vida bastante efervescente em Portugal e em toda a Europa. Nesta altura, Florbela relacionava-se com seu segundo marido e grande amor, António Guimarães. Assim, no Livro de “Sóror Saudade” transparece a perda e a subversão do amor espiritual, bem como o caminho que estará por vir, na afirmação da sensualidade (Alonso, 1997).
Desta forma, o congresso internacional revisitou a obra de Florbela e repensou a importância dos estudos pioneiros e as edições de Cláudia Pazos Alonso, para a fortuna crítica da autora e do pensamento feminino em Portugal.
O Centro de Estudos CECHAP, através do projeto Artes & Letras Alentejo, participou na qualidade de entidade parceira do congresso.